quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Função da úvula



A úvula é uma pequena massa carnosa pendente do palato.
Os mamíferos possuem uvula e as aves não possuem.
Ela se localiza no palato mole.

O nome conhecido pelas pessoas é campainha ou sininho.

A úvula têm várias funções, citaremos algumas:

A úvula é o alarme que algo sólido está passando pela garganta e é hora de fechar as vias respiratórias para que o alimento não entre nem na cavidade nasal, nem na traquéia, ou seja, a úvula é uma válvula que se fecha para impedir que a comida chegue no nariz e saia.

A úvula e o palato mole também exercem uma função de grande importância na fonação, pois podem modificar o timbre de fonema.

A úvula é importante na deglutição que é engolir algo.

A úvula é um dos elementos envolvidos na articulação das palavras.
Muitas pessoas pensam que a úvula nao serve para nada, mas estão muito engano, a úvula como vimos é muito importante. Sem ela aconteceria tragédias.



























7 comentários:

Unknown disse...

nossa a uvula é pequena mas faz☻ tantas coisas☺

joao pedro prado leal disse...

Hoje mesmo estava com dor de garganta(dor na uvula)e pensei pra que ela serve pra min nao servia pra nada mas agora sei a importancia dela!

Unknown disse...

Pode parecer estranho, mas minha história com a úvula (conhecida por mim como goela) vem de um sonho que tive ainda agora à tarde: foi um sonhe meio apagado, sonhei que tinha operado da garganta ou da amídala, e depois da operação, acabei ficando sem a úvula, e perguntei pra enfermeira ou a própria médica: - Estou sem goela. E ela retruco: Putz, você não pode ficar sem goela, porque... Não entendi o que ela acabou falando, por isso vim parar aqui pra saber qual é, afinal, a função da goela.

Unknown disse...

Obrigada a prenda muito sobre as úvula que é muito importante

Unknown disse...

Olá! Se cheguei até cá algo aconteceu comigo, fui operado e sofri uma parte saliente a úvula. Já que nao tenho úvula, gostaria de saber como ficarei ao longo da my life sem a mesma?
Por outra, tenho tido muita insónia desde que fui operado. Será foi por este motivo?

Unknown disse...

Meu bebe tem 2 meses e ela nasceu com a uvula muito pequena , ira prejudicar no desenvolvimento dela

Unknown disse...

Meu filho não nasceu com a úvula , e ele tem dois anos e meio e não fala ainda ,pode ser por isso que afetou a fala dele ?